10 de dezembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
10/03/22 às 11h20 - Atualizado em 10/03/22 às 11h37

29 anos: Confira as atividades que marcaram o aniversário de Santa Maria

COMPARTILHAR

Comemorar aniversário sempre é motivo de alegria. E ao completar 29 anos em 10 de fevereiro, Santa Maria realizou vários eventos ao longo do mês de fevereiro.

Veja abaixo as principais ações promovidas em benefício dos moradores e comerciantes:

– Projeto “Euonline” – Moradores foram convidados a enviar mensagens, fotos e vídeos via Whatsapp para a Administração postar nas suas redes sociais, com o objetivo de prestigiar o aniversário da cidade. Muitos relataram histórias comoventes de amor e esperança por Santa Maria. Para ver os vídeos, basta acessar o Instagram @admsantamaria. A iniciativa de participação social é sempre realizada em datas comemorativas.

– Roda literária: A Biblioteca pública de Santa Maria é bastante frequentada por estudantes concurseiros. Eles tiveram um dia especial, com uma rodada de citação de poesias e poemas, com direito a um lanche especial e bate-papo descontraído. O evento contou com a presença da assessora Tatiana França, representando a Deputada Jaqueline Silva. Um dos destaques foi a declamação do repente “Recomeço”, do escritor Bráulio Bessa, conforme um trecho abaixo:

Quando a vida bater forte e sua alma sangrar, quando esse mundo pesado/ lhe ferir, lhe esmagar…/ É hora do recomeço/ Recomece a lutar.

Quando tudo for escuro/ e nada iluminar,/ quando tudo for incerto/ e você só duvidar…/ É hora do recomeço/ Recomece a acreditar.

– Visita à Escola Técnica: As obras da Escola Técnica estão à todo vapor. De acordo com os engenheiros responsáveis, o local deverá ser inaugurado até o fim do ano. O governador Ibaneis Rocha, a deputada Jaqueline Silva, a administradora de Santa Maria Marileide Romão e alguns secretários do GDF visitaram a construção da nova escola, que vai beneficiar 1,5 mil alunos, com potencial para chegar a 4 mil.

Quando concluída, a Escola Técnica de Santa Maria terá 12 salas de aula, laboratórios, depósitos de materiais, secretaria, recepção, sala de professores, diretoria, salas de coordenação, auditório, biblioteca, bloco de serviços e vivências com refeitórios e vestiários para funcionários, além de uma quadra poliesportiva coberta. O modelo segue o padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A administradora comemorou: “Vivemos um momento de mudança, de transformação e renovação da cidade, e isso passa por todas essas e outras obras anunciadas”.

– Fomento e Empreendedorismo – A Caravana do Empreendedor, de iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ofereceu assistência gratuita a diversos comerciantes e empresários da cidade, tais como dicas sobre registros, licenciamentos, contabilidade, gestão empresarial e planejamento tributário. A Caravana está na área do Ginásio Poliesportivo ao lado da Administração e atenderá até 25 de fevereiro.

 “Projetos como esse regularizam situações pendentes com o governo de forma rápida e eficaz, bem como incentivam a geração de emprego e renda. A Terracap também estará presente, com o objetivo de levar ao empresariado local orientações acerca das novas licitações públicas do Programa de Apoio ao Empreendimento Produtivo (Desenvolve-DF) que dão acesso aos terrenos da Terracap pelo modelo de Concessão de Direto Real de Uso (CDRU)”, informou a administradora.

– Conselho Tutelar – O governador do DF também anunciou o encaminhamento de um projeto de lei para reajustar salários da categoria em R$ 2 mil dos cerca de 200 conselheiros tutelares, uma reparação considerada histórica.

“Vamos encaminhar à Câmara Legislativa (CLDF) uma alteração na remuneração dos conselheiros tutelares. Um pedido muito antigo da categoria, que desde a sua criação, em 2014, não recebia qualquer espécie de reajuste. Vamos fazer essa alteração na função que eles recebem”, afirmou o governador.

Além disso, Ibaneis autorizou a construção de uma nova sede. A cidade conta atualmente com duas unidades, a de Santa Maria I (Sul) e Santa Maria II (Norte) – sendo que esta ocupa um espaço alugado e, agora, vai ganhar uma sede própria.

– Asfalto na VC 361 – Outra novidade é que já está em curso a pavimentação da estrada vicinal 361, que sai do Gama e vai até Santa Maria, passando pelo campus da Universidade de Brasília. Atendendo a um pedido antigo dos moradores, o serviço terá investimento de R$ 4,6 milhões e vai gerar aproximadamente 150 empregos, beneficiando milhares de pessoas e estudantes que utilizam a via.

O trecho de três quilômetros a ser pavimentado terá duas faixas de rolamento nos dois sentidos. Serão executados os serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização horizontal e vertical, além de obras complementares e canteiro de obras. Um cenário que vai transformar a paisagem, hoje de lama e poeira.

– Cidade da Segurança Pública – Um dos principais projetos DF Seguro esteve na cidade, dando mais tranquilidade aos moradores. A iniciativa reuniu as Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Detran, Secretaria de Segurança Pública de Goiás, Administração Penitenciária, DER, Polícia Rodoviária Federal, Secretarias da Mulher, de Saúde, de Desenvolvimento Social, do Trabalho, de Justiça e DF Legal, Defesa Civil, SLU e Neoenergia BSB. 

No acumulado dos três dias – quinta (17) a sábado (20) – ocorreram 4.252 atendimentos, como orientações do Detran-DF, BRB e Secretaria da Mulher, emissão de carteira de identidade, orientações do Corpo de Bombeiros (CBMDF) e consultas ao Sistema Integrado de Administração Penitenciária (Siapen), da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape).

Reforçadas na região, as ações de policiamento e enfrentamento qualificado da criminalidade se estenderam até domingo (20). O resultado das ações foi percebido já nos primeiros dias da CSP. Não houve registro de nenhum crime contra a vida.

“A CSP tem uma característica muito peculiar de aproximação com a população, o que reflete diretamente no aumento da sensação de segurança”, ressaltou o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo.

– Sessão Solene – De autoria da deputada Jaqueline Silva, a Câmara Legislativa realizou uma sessão solene, no dia 17 de fevereiro, para celebrar o aniversário de 29 anos da Região Administrativa de Santa Maria, com transmissão ao vivo pela TV Distrital.

O evento lotou o Galpão Cultural com diversos moradores e líderes comunitários. Eles assistiram a um vídeo relatando a história da cidade e ouviram depoimentos comoventes.

“Toda a história dessa cidade merece ser lembrada e homenageada”, enalteceu a deputada.

– Conselho de Segurança Comunitário – Entre a agenda de atividades, uma reunião de extrema valia para Santa Maria contou com a participação do secretário de Segurança e os comandantes dos Bombeiros, das Polícias Militar e Civil, bem como o Conselho de Segurança Comunitário e representantes de vários segmentos da cidade.

Na ocasião, houve troca de experiências e novas demandas a serem atendidas.

– Agradecimentos – Tantas obras e realizações só são possíveis graças ao engajamento de todos os moradores e líderes comunitários. Santa Maria merece!

*Com informações da Agência Brasília, Câmara Legislativa, Secretarias de Segurança Pública e Desenvolvimento Econômico

#SantaMaria #ASCOMsantamaria #AdministracaoEmAcao #SantaMaria #GDFpresente #GDF #Brasilia #ÉTempodeAção

Mapa do site Dúvidas frequentes