06 de dezembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
19/10/22 às 13h59 - Atualizado em 20/10/22 às 11h19

Santa Maria recebe a Carreta da Mulher

COMPARTILHAR

A ação ocorre entre os dias 17 e 21 de outubro

No mês de prevenção ao câncer de mama, a Administração Regional de Santa Maria juntamente com a Secretaria da Mulher oferece em parceria com o Sesc, mamografias, exames preventivos e citopatológicos e a inserção do DIU. A ação acontece em frente a Administração Regional de Santa Maria. Entre os dias 17 e 21 de outubro.

As moradoras de Santa Maria estão sendo beneficiadas com diversos serviços voltados para a conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A iniciativa conta com o Ônibus Sesc + Saúde que disponibilizou 20 consultas por dia, distribuídas em consultas ginecológicas, com possibilidade de inserção de DIU. E, ainda, com a Carreta da Mulher para os exames diários de 32 mamografias e 32 exames citopatológicos.

Para os exames de mamografia, foi feito cadastro prévio por meio da administração. Onde foi preciso apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência do DF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os atendimentos ocorrem das 8h às 16h30, somente na sexta-feira que irá até às 11h30. As consultas de enfermagem para orientação, triagem e encaminhamento médico acontecem durante todo o período da ação. Ao todo serão atendidas em torno de 160 moradoras da cidade.

Além dos exames oferecidos pelo Sesc-DF, a equipe da Secretaria da Mulher disponibilizou informações sobre os cuidados preventivos oferecidos pela rede de saúde e sobre o autoexame das mamas, bate papos e palestras sobre a promoção da saúde feminina, assim como orientações sobre o enfrentamento à violência de gênero, sobre o fluxo de atendimento nos equipamentos da Secretaria de Estado da Mulher – SMDF e sobre o cadastro para os cursos gratuitos ofertados pela pasta.

 

A campanha

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A campanha Outubro Rosa foi criada pela Lei n° 13.733, de 16 de novembro de 2018, e dispõe sobre a realização de atividades para conscientização sobre o câncer de mama durante o mês de outubro. Neste período, reforça-se a importância de compartilhar informações de acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de orientação sobre acesso e atendimento pela rede de saúde.

 

Mapa do site Dúvidas frequentes