16/01/24 às 10h49 - Atualizado em 16/01/24 às 10h49

Comunidade de Santa Maria é convocada para o combate

A Administração Regional de Santa Maria está intensificando as ações nas regiões com maior foco do Aedes Aegypti, verificando o descarte irregular de resíduos em frente às residências, como lixo domiciliar fora do horário de coleta, e restos de materiais da construção civil.
Fiscalização
No caso de lotes vazios, constatadas as irregularidades, serão encaminhados para a DF Legal que trabalha da seguinte forma: os agentes localizam o responsável pelo imóvel via sistema de dados do GDF e emitem notificação para que seja limpo em até 15 dias. Nestes casos, os proprietários são obrigados a mantê-los limpos, em boas condições sanitárias, cercados ou murados, além de construir calçadas entre os limites do terreno e da rua. O descumprimento da notificação acarreta multas que variam de R$ 2.799 até R$ 27.999, dependendo da quantidade de resíduos descartados.
Nas residências, os moradores são orientados a recolherem os resíduos de obras e a descartá-los no papa-entulho mais próximo. Santa Maria oferece 2 equipamentos do gênero para o descarte correto de resíduos, que estão localizados nos seguintes endereços: QR 219 Conjunto B e AC 104 Conjunto C, funcionando de segunda a sábado, das 7h às 18h.

O despejo de lixo em área pública, além de ser crime, oferece riscos para toda a comunidade. “Pedimos à população que não descarte os resíduos de maneira irregular. Além da multa, isso pode atrair o mosquito da dengue e outros animais prejudiciais à saúde, como ratos e escorpiões, representando um risco para a comunidade como um todo” – alerta Josiel França, Administrador Regional de Santa Maria.
Denuncie
A população pode participar ativamente do processo denunciando lotes abandonados via Ouvidoria. Para isso, basta registrar a demanda no Disque 162 ou pelo site ParticipaDF, ou até mesmo presencialmente na Administração Regional, incluindo a descrição do endereço e, se possível, fotos.