4/04/24 às 12h04 - Atualizado em 4/04/24 às 12h04

Nova marginal na BR-040 vai beneficiar 100 mil motoristas

A BR-040 vai ganhar uma marginal. A pavimentação foi autorizada pelo governador Ibaneis Rocha nesta quarta-feira (3) durante evento no Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF).  O serviço compreende em um trecho de 5,6 km na interseção da DF-495 com a BR-251 e beneficia milhares de moradores e pessoas que circulam entre Gama, Santa Maria e também por cidades do Entorno, como Valparaíso, Céu Azul e Cidade Ocidental. A

A obra tem início no Monumento Solarius, conhecido como Chifrudo, e desemboca na área da Marinha, na BR-251. Para sair do papel, serão investidos R$ 13,1 milhões. Os recursos são do Tesouro do GDF e de emenda parlamentar da deputada Jaqueline Silva.

“Talvez esse seja um dos trechos mais engarrafados de toda a região do Distrito Federal; de todas as BRs, essa talvez seja a que tenha mais problemas de engarrafamento, exatamente pelo boom de moradias que nós temos em toda essa região aqui da Saída Sul. Nós conseguimos, graças à capacidade de pagamento do DF, recursos para poder investir em obras prioritárias, como é essa daqui”, disse o governador Ibaneis Rocha durante a cerimônia.  A construção da marginal na BR-040 inclui terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização horizontal e vertical, além de obras complementares e instalação de canteiro de obras. Com esse trabalho devem ser gerados 100 empregos durante os serviços. Essa não será a primeira intervenção na mobilidade da região. O GDF já entregou a pavimentação da VC-371 em um trecho de 4 km entre a BR-040/050 e a DF-290, ligando o condomínio Total Ville à Santa Maria, uma obra de R$ 6,7 milhões que beneficia 30 mil motoristas. Além disso, também foi feita uma ciclovia de 3,6 km na DF-483, ligando o Gama a Santa Maria. Nesta intervenção foram investidos R$ 651 mil.